domingo, 25 de março de 2012

Atividade para o 1º ano - Ensino Medio

CONHECENDO VIDA E OBRAS DE PAUL KLEE

Paul Klee, considerado o pai da pintura abstrata, desenhava fantasias, o encantamento, queria reinventar o mundo, nada de desenhos da realidade, sua pintura assume um caráter figurativo, oscilando entre o impressionismo e o surrealismo.

Klee trabalhou com vários materiais diferentes – tinta a óleo, aquarela, tinta preta, rascunho, e outros. Na maioria das vezes, ele combinava esses materiais em uma só obra. Ele usava tela, estopa, musselina, linho, gaze, papel-cartão, limalha, tecido, papéis de parede, e papel-jornal. Klee fazia uso de pintura a esguicho (spray), recortes com facas, carimbos e verniz, e misturava, por exemplo, óleo com aquarela ou aquarela com caneta e tinta indiana.
Ele era um desenhista nato, e, através de seus extensivos experimentos, desenvolveu um domínio da cor e da tonalidade. A maioria de seus trabalhos combina estas habilidades. Ele usa uma grande variedade de paletas de cores, que seguem desde o quase monocromático até ao altamente policromático. Usa freqüentemente formas geométricas, além de letras, números, e setas, e as combina com figuras de animais e de pessoas. Algumas obras eram completamente abstratas.