terça-feira, 20 de março de 2012

Tarsila Do Amaral - 2º ano - Ensino Medio

Tem muitas histórias do Brasil nas telas de Tarsila do Amaral




Paisagem com Touro - 1925



Analisando a obra ,responda as questões ,no seu caderno:


1) Descreva todos os elementos que compõe a obra,ou seja o que você vê.

2)Quais as cores predominam?

3)Qual o tema abordado pela pintora? Antropofagia, Social ou Pau Brasil.

4) Quais as formas geometricas você consegue identificar?

5) Quais os elementos compõe o primeiro plano,ou seja aparecem perto do observador? E no segundo plano? E no terceiro plano?

6)Em qual movimento artistico esta obra está inserida?

7) Que sensações a obra despertou em você?

8)Em que epoca o que esta retratado se passou?

9) Seria possível a cena retratada estar acontecendo hoje? Por quê?

10) O que acontecia no mundo e no Brasil na década em que o quadro foi produzido por Tarsila?


Saiba um pouco mais desta obra

Paisagem com touro


Esta obra faz parte de uma das fases mais importantes da carreira da artista, intitulada antropofágica. Dentro desse contexto torna-se importante salientar que esta obra foi concebida em uma época em que a sociedade, presa à tradição acadêmica, vivia da importação atrasada dos modismos europeus, relutando em aceitar as discussões contemporâneas dos artistas sobre os novos rumos da denominada Arte Moderna.
E abraça simultaneamente o abstracionismo calculado do movimento cubista (cheio de pesos e contrapesos, equilíbrio e dinamismo convencional, linhas e cores variando ao infinito) e a "brasilidade" das cenas interioranas, conquistando a emancipação das tradições acadêmicas.
O boi, parado defronte o espectador da obra, parece contar uma história que conduz a outro universo: o dos mitos regionais, tão comuns nos bocados do mundo caipira que existem pelo Brasil a fora, um acervo precioso da cultura tradicional.
O boi também está ligado a crendices, a tradições rurais, a canções populares, a festas e folguedos em todo o país. O Boi-Bumbá em Parintins, no Amazonas, o Bumba-meu-boi nordestino, a Farra do Boi no Sul, o boi da cara preta dos acalantos infantis, o boi sem coração das canções sertanejas, o boi dos rodeios e festas de peão, o boi Barroso (personagem fictício do filme A marvada carne) e tantos outros, cuja narrativa de significação simbólica, continua sendo transmitida de geração em geração, numa alegoria mítica.


OBS.: Entregar as respostas na próxima aula.

2 comentários:

♠☻☻♦◘◘ brend@@♠♠♠♠ disse...

sou aluna nova da senhora , mais quero dizer que gostei da maneira da senhora passa tarefa de casa pelo blogger , parabens dessa maneira da mais vontde de fazer tarefa de casa, beijim

ASS:Brenda

Unknown disse...

Não consegui acha respostas,por favor ajude